O distanciamento social e o fechamento das escolas podem aumentar os riscos de doenças mentais em crianças e adolescentes, em um momento que experimentam ansiedade em relação a problemas de saúde e outras dificuldades familiares como desemprego e menor renda.
📚 Essa revisão sistemática composta por 63 estudos e 51.576 participantes, encontrou uma associação clara entre SOLIDÃO e PROBLEMAS DE SAÚDE MENTAL na infância e adolescência. A solidão foi associada a problemas mentais ATÉ 9 ANOS DEPOIS. E a associação mais forte foi com DEPRESSÃO.
No Dia da Saúde Mental não podemos nos esquecer das faixas etárias de maior vulnerabilidade e a necessidade de apoio familiar, social e de políticas públicas voltadas para minimizar o impacto da pandemia nas crianças e adolescentes. 👧🧒
📢 Estejamos abertos para ouvir e alertas para identificar e cuidar das pessoas que podem estar passando por transtornos mentais. Já se passou o tempo onde a sociedade desconhecia todos esses problemas, por isso, não podemos ser omissos, precisamos nos conscientizar, acolher e continuar a lutar pela construção de uma política de saúde mental no Brasil!
🧠 Médica Psiquiatra, especialista em Infância e Adolescência. Realiza atendimento de crianças, adolescentes e adultos.
👩⚕️ CRM 28865
📱( 47) 98829 6449
📍CLiPI - Joinville/SC